Neste artigo vamos dar dicas de ouro para tirar o visto de turista. Muitas pessoas quando pensam em viajar para os Estados Unidos sentem logo aquele frio na barriga de ter que passar pela entrevista com o consulado. Isso porque geralmente ouvimos várias histórias de pessoas que tiveram o visto negado e não puderam realizar o sonho de viajar para o exterior.

Mas saiba que o visto B1/B2 que é para turista é o mais tranquilo de se tirar, diferentemente do visto de estudante, investidor ou o de trabalho. Nesse caso a embaixada quer saber se realmente você está indo para os Estados Unidos com a única finalidade de turismo, isso significa retornar novamente ao Brasil. Sendo assim, é ideal mostrar à eles todo o vínculo que você tem com o seu país e o quão importante é a sua volta. Por isso vamos dar dicas certeiras para se dar bem na entrevista. Confira!

Perguntas e respostas

A primeira e grande dica para se preparar é pesquisar na internet ou até mesmo questionar os amigos que já viajaram para fora do país sobre quais perguntas foram feitas durante a entrevista, assim você terá uma base para articular as melhores respostas. Mas já podemos te adiantar que as 4 perguntas mais comuns são:

  • O que você vai fazer nos EUA?
  • Para onde você está indo?
  • O que você pretende fazer lá?

  • Quanto tempo você vai ficar nos EUA?

As respostas para essas perguntas devem ser bem objetivas. Evite agregar conversas sem qualquer relação com o que está sendo tratado e nunca envolva os seus sentimentos, como dizer que ir para a Disneylândia é o seu maior sonho, por exemplo.

Empresário

A segunda dica é para quem possui empresa no Brasil. O ideal é levar todos os documentos que comprovem a existência do seu negócio como:

  • Alvará
  • CNPJ
  • Inscrição estadual e municipal
  • Relação Anual de Informações Sociais

Ter um estabelecimento comercial é considerado um grande vínculo com o país principalmente se o mesmo conta com funcionários devidamente assalariados.

Formulário DS160

Outro fator importantíssimo é preencher o formulário DS160 minuciosamente, quanto mais informações relevantes você inserir no documento mais rápido será o tempo da entrevista, pois o agente consular já vai ter todas as informações em mãos e precisará apenas confirmá-las. Por isso as suas respostas devem ser coerentes com as contidas no formulário. E lembre-se que o momento da entrevista é curto então tente deixar o DS160 o mais completo possível.

Gafes e prejuízos

A próxima dica é para evitar alguns erros que podem ser cometidos quanto à viagem a ser feita. Muitas pessoas compram a passagem e até fazem reserva no hotel onde pretendem ficar sem a aprovação do visto. E o pior é que algumas acabam falando isso justamente no momento da entrevista. Pense comigo. É como se a pessoa estivesse se auto aprovando, ou seja, além de correr o risco de ter o visto reprovado ela ainda fica no prejuízo se isso acontecer.

Porém, mesmo que você não tenha comprado a sua passagem ainda, é importante ter em mente o hotel que pretende se hospedar, para qual cidade você vai e quanto tempo ficará lá, pois pode ser que questionamentos sobre essas questões sejam feitos.

Condições financeiras

Outra dica é provar que você tem condições financeiras para arcar com os custos da viagem. Então é recomendado levar um comprovante de renda, ou se você for estudante levar um documento que comprove a renda dos seus pais juntamente com a declaração da escola ou faculdade onde está matriculado.

Vale lembrar que estudantes que possuem família nos Estados Unidos podem ser considerados como possíveis imigrantes e é exatamente por isso que ter em mãos as declarações como prova de que você precisará retornar ao Brasil para concluir os estudos ou curso é tão importante.

Conclusão

Sabemos que estar prevenido com todos os documentos solicitados juntamente com os que comprovem que as informações inseridas no DS e as respostas dadas na entrevista são verdadeiras é determinante no resultado final da entrevista, porém, é preciso estar ciente de que o processo de seleção é imprevisível, ou seja, há possibilidade de você não precisar apresentar nenhum dos documentos que citamos aqui.

Mas atenção. Se não é a sua primeira vez viajando para o exterior e você tem um passaporte, é necessário levá-lo tanto na emissão do novo quanto no dia da entrevista mesmo que ele esteja vencido.

Sabia que criamos um simulador de visto elaborado com diversos resultados de aplicações anteriores, dando a chance de você ter seu visto aprovado e as coisas que você precisa melhorar? É grátis, basta acessar o link.

E se gostou do nosso conteúdo sobre como tirar o visto americano de turista compartilhe nas redes sociais!